Para proteger a justa remuneração dos profissionais e evitar essa espécie de competição mercantil, a OAB estabelece piso de honorários conforme os atos praticados.
Os honorários advocatícios, sejam eles contratuais, arbitrados, assistenciais ou sucumbenciais, são a principal forma de remuneração dos advogados e advogadas brasileiros. Eles correspondem ao valor pago pelos serviços prestados pelos profissionais inscritos na OAB e devem observar o piso estabelecido pelas OABs estaduais. No entanto, os valores podem variar de forma considerável entre as unidades federativas, além de ser atualizados periodicamente, de modo a impactar sobretudo aqueles que atuam em mais de um estado brasileiro.
Acesse o material clicando aqui
Diferenças de valores entre as OABs estaduais: acesso rápido e gratuito ao piso de honorários advocatícios de todo o Brasil
Até março de 2020, pelo 6 OABs estaduais atualizaram os valores dos seus honorários, e as variações podem impactar significativamente o retorno financeiro dos escritório.
Além disso, para quem atua em diferentes unidades federativas, é comum não saber quanto cobrar em cada local, principalmente se a cobrança é feito pelos atos. Será que você está acima do mínimo prevista em todas as OABs em que possui cadastro ativo?
Para otimizar a rotina e facilitar essa tarefa, o software faz um pesquisa em todas as OABs estaduais e atualizou a tabela de honorários advocatícios gratuita anualmente lançada. Assim, você ganha tempo ao ter todas as informações em um único lugar.
Mais tempo. Mais segurança. Mais lucratividade. Descubra como precificar o seu trabalho
Precificar o trabalho na advocacia nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, primeiro é preciso decidir de que modo o trabalho será cobrado, e existem diversas opções no mercado:
- Por horas trabalhadas;
- Por atos praticados;
- Ao final do processo.
Mas, no final das contas, quanto vale o seu trabalho?
Calcular esse valor, principalmente em um mercado com mais de 1 milhão de profissionais pode ser algo assustador. E muitos podem chegar a pensar em colocar preços abaixo daquele de mercado para conquistar mais clientes.
Justamente para proteger a justa remuneração dos profissionais e evitar essa espécie de competição mercantil, a OAB estabelece piso de honorários conforme os atos praticados.
Com base neles, também, o profissional pode mensurar um valor hora para a sua atividade laboral e chegar a outros valores de honorários, desde que respeitando o mínimo estadual.
Ademais, hoje as OABs estaduais já preveem valores mínimos para atividades de advogado correspondente, por exemplo, assim como atendimentos virtuais. Dessa maneira, até o atendimentos por WhatsApp podem calculados nos valores a serem acordados com o cliente. Afinal, fazem parte do seu trabalho também as horas despendidas com retorno a mensagens e outras formas de comunicação.
Proteja, portanto, o seu direito!
Precifique seus honorários conforme valores atualizados e receba pelo que o seu trabalho merece com uma tabela pensada em você!
Acesse a Tabela de Honorários da OAB Paraná 2020 clicando aqui
Fonte: Portal Migalhas
Relacionado
Marisa Vendruscolo
É Advogada Tributarista e Bacharela em Direito pela Universidade Cesumar de Maringá. Conciliadora Judicial pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Capacitação em Fundamentos da Mediação Comunitária, pela Escola Nacional de Mediação e Conciliação (ENAM). Capacitação em Mediação Judicial ( NUPEMEC/PR e CNJ). Capacitação em Justiça Restaurativa pela Universidade Estadual De Maringá/PR (UEM).Cursou Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Cursando Pós Graduação em Docência do Ensino Superior pela Faculdade FAVENI.