Levantamento inédito ‘Municípios agroecológicos e políticas de futuro’, realizado pela Articulação Nacional da Agroecologia (ANA), identificou nos municípios paranaenses 147 ações de apoio à agroecologia, segurança alimentar e nutricional e produção sustentável de alimentos. A constatação coloca o Paraná como o estado com mais iniciativas municipais de apoio ao setor em todo o país.
O número também representa 52% de todas as iniciativas identificadas na Região Sul, que acumula quase 280 ações voltadas ao setor. Na sequência, aparecem Santa Catarina, com 81 iniciativas, e Rio Grande do Sul, com 54.
“É um resultado positivo, que demonstra a capacidade dos municípios de fomentar o desenvolvimento da agroecologia e da economia local”, diz Flavia Londres, engenheira agrônoma e uma das coordenadoras da pesquisa.
De acordo com a pesquisa, 85 municípios paranaenses são beneficiados com políticas públicas divididas por eixos temáticos como promoção da alimentação adequada e saudável (13% das iniciativas); agricultura urbana e periurbana (9%); apoio a feiras e circuitos curtos de comercialização (9%) e alimentação escolar (9%).
Entre os destaques da análise realizada, que utiliza critérios de engajamento do poder público municipal e inovação, está a Lei nº 4.357/15, que institui a Semana de Incentivo à Agroecologia no município de Francisco Beltrão. O objetivo dessa lei é incentivar políticas públicas, programas e ações indutoras da transição agroecológica, produção orgânica e de base agroecológica.
Além de Francisco Beltrão, há iniciativas em municípios como Araucária, Cascavel, Campo Largo, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Matinhos, Paranaguá, Palmeira, Rebouças e São José dos Pinhais, além de Curitiba.
Em escala nacional, o levantamento ‘Municípios agroecológicos e políticas de futuro’ mapeou 727 iniciativas em todos os estados, distribuídas por mais de 500 municípios brasileiros.
Fonte: Agroemdia
Relacionado
Jonathan Spagnoli
É acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia - Mestrado Profissional da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Faveni. Bacharel em Direito pela Unicesumar. Possui Certificação de Especialista Java EE 6 Enterprise Architect Oracle Sun Microsystems, Microsoft Certified Systems Engineer, Zend Certified Engineer, Certified Ethical Hacking. Atuou como Desenvolvedor de Sofware no CPD Sul do Grupo New Holland Brasil, Professor do Curso de Extensão da Faculdade UNIMEO - CTESOP em Assis Chateubriand. Instrutor em diversos cursos de tecnologia e computação.