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Sabemos que muitos foram os casos de corrupção, descobertos atualmente, envolvendo empresas constituídas no Brasil. Isso, naturalmente, fez com que as companhias busquem cada vez mais medidas para assegurar o cumprimento das legislações que versam sobre a ética no âmbito empresarial e laboral. E entre as principais delas está a de contar com um compliance trabalhista.

Basicamente, o compliance tem a finalidade de avaliar e estabelecer na instituição regras que atendem critérios legais envolvendo diversas questões, como:

  • admissão e demissão ode colaboradores;
  • saúde e segurança no trabalho;
  • impactos ambientais;
  • relação interpessoal no ambiente laboral;
  • terceirização dos serviços;
  • atendimento ao consumidor, entre outros.

Tudo isso como o objetivo de promover a regularidade da atividade e segurança jurídica da empresa. Então, quer entender melhor como funciona o compliance trabalhista? Basta continuar esta leitura!

Como o compliance tem sido aplicado no direito do trabalho?

Como dissemos, essa estratégia passou a ser utilizada na esfera trabalhista para criar e fiscalizar regras de ética e conduta, de modo que as leis relativas ao direito do trabalho sejam respeitadas. Entre as leis implementadas mais recentemente com o intuito de regularizar a atuação das empresas, podemos citar:

Diante disso, profissionais qualificados atuam hoje na identificação e prevenção de riscos, evitando conflitos entre empregador e funcionários, acidentes de trabalho e outros casos capazes de fazer com que a empresa seja responsabilizada no âmbito judicial. Assim, é possível mitigar o ajuizamento de ações em desfavor das companhias, o que poderia comprometer a sua imagem no mercado.

Como o advogado pode atuar nessa área?

Diversas são as funções que podem ser exercidas por um profissional que opte por atuar como compliance trabalhista. Vejamos, a seguir, algumas delas.

Alinhamento dos processos

Com a implementação do eSocial, o compliance se tornou essencial para as instituições, principalmente para alinhar os processos internos com a lei previdenciária e trabalhista vigente. Assim, reduz-se os riscos de aplicação de multas e demais penalidades, minimizando os índices de ações trabalhistas.

Aperfeiçoamento do vínculo entre empregador e colaboradores

Ao elaborar medidas para gerar uma empresa completamente de acordo com a lei, o compliance também conquista uma melhoria das relações entre os funcionários e a gestão da companhia, de forma suficiente para reduzir eventuais passivos trabalhistas e aumentar a produtividade da equipe.

Análise do objetivo social

Por meio dessa análise, é possível identificar o enquadramento sindical adequado e normas coletivas, bem como avaliar o gerenciamento promovido por setores como o de Recursos Humanos. Ainda, pode-se analisar a gestão corporativa dos dirigentes quanto à rotina empresarial e às tomadas de decisão da empresa que geram impacto trabalhistas e financeiros.

Prevenção de riscos

O profissional de compliance atuará na prevenção de riscos como um todo, impedindo problemas entre os membros da equipe de trabalho, o desenvolvimento de doenças laborais e acidentes de trabalho. Enfim, todos os pontos capazes de prejudicar as relações laborais na empresa e gerar propositura de demandas trabalhistas.

Como podemos perceber, no contexto atual é fundamental que a companhia conte com o auxílio do compliance trabalhista, o que gera mais uma forma de atuação no mercado jurídico. Até porque, desse modo, será possível garantir que a empresa se mantenha regular perante a lei, adquirindo mais um diferencial perante a concorrência.

Ficou com dúvida precisa de ajuda?

Você não precisa estar sozinho para nessas e outras questões jurídicas. Busque escritórios especializados que oferecem serviços, suporte e parceria para lidar com tais questões, cada um em sua área de atuação.

Profissionais qualificados permitem que você se dedique apenas na área de seu negócio, otimizando, assim, o tempo no trabalho.

Procure referências e conheça a atuação do escritório de advocacia a ser contratado, de preferência entrando em contato com outros clientes. Determine antecipadamente como os honorários serão pagos e como se dará o recolhimento das verbas caso haja mudança no regime adotado.

Fonte: Direito Profissional.