A ética empresarial é o ramo da ética diretamente ligado às empresas, que é referente à conduta ética das empresas, ou seja, a forma moralmente correta com que as empresas interagem com o seu meio envolvente.
A ética em si é referente à teoria da ação justa e moral, tendo frequentemente um significado equivalente ao da filosofia moral. A ética também tem como função descobrir as concepções dominantes da moralidade e a origem desta.
O núcleo fundamental da ética descritiva é a análise da experiência moral (consciência moral, dever, responsabilidade, decisão, etc) e dos tipos de ação que correspondem aos diversos valores particulares (ética do trabalho, da intenção, da responsabilidade, do êxito, etc.).
Da mesma forma que a ética estabelece as leis que determinam a conduta moral da vida pessoal e coletiva, a ética empresarial determina a conduta moral de uma empresa, seja ela pública ou privada.
A ética empresarial fortalece uma empresa, melhorando a sua reputação e tendo também um impacto positivo nos seus resultados. Uma empresa que cumpra determinados padrões éticos vai crescer, e vai favorecer a sociedade, os seus fornecedores, clientes, funcionários, sócios e até mesmo o governo.
A ética empresarial é uma prática essencial de uma empresa, assim como a responsabilidade social e responsabilidade socioambiental.
Um dos grandes benefícios da ética empresarial é que ela é reconhecida e valorizada pelo cliente, sendo estabelecida uma relação de confiança.
Essa relação, baseada na satisfação do cliente, vai originar lucro para a empresa, ajudando a que ela cumpra os seus objetivos. No entanto, a confiança com o cliente é uma coisa que demora algum tempo a conseguir, e pode ser perdida com algum erro cometido no âmbito empresarial.
A ética empresarial é a razão de ser de uma empresa, e as empresas que não funcionam de forma ética, por exemplo, tentando ganhar dinheiro fácil enganando os clientes, estão condenadas ao fracasso.
Responsabilidade social
O contexto social em que ocorrem as decisões e as ações empresariais e de gestão é dinâmico e complexo. Assim, para compreender o significado da responsabilidade social, deve-se considerar que tal significado muda com o tempo e com as circunstâncias.
Segundo Filipe Toscano de Brito Simões Corrêa e João Ricardo Costa Medeiros, em “Responsabilidade social corporativa para quem?”, a ética e a responsabilidade social estão estritamente relacionadas, uma vez que, a partir da moral e dos valores éticos daqueles que conduzem uma empresa, origina-se a prática da responsabilidade social corporativa. Citados no mencionado artigo, Francisco P. de Melo Neto e César Froes (“Gestão da responsabilidade social corporativa: o caso brasileiro”. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001, p. 132) prelecionam que “o exercício da responsabilidade social pressupõe a adoção de um comportamento ético pela organização”.
O impacto da ética em uma empresa
Quando uma organização adota e aplica a ética em seus princípios básicos, ela desenvolve potencial para crescer de maneira sustentável. Ela é vista pelos clientes como uma empresa séria e que tem responsabilidade.
As organizações que desrespeitam seus consumidores, fazem propagandas enganosas ou ofertas falsas — principalmente, com o intuito de ganhar dinheiro mais rapidamente — são condenadas ao fracasso. O sucesso dessas organizações costuma ser passageiro e, da mesma forma que ela cresceu, ela encolhe até desaparecer.
Dentro da organização, a ética empresarial fomenta boas relações tanto entre os próprios colaboradores quanto em relação aos clientes. O relacionamento entre todos passa a ser mais claro, tornando-se agradável para todos os níveis.
Atualmente, no mundo corporativo, a ética empresarial passou a ser vista como meta essencial a ser alcançada. O cultivo dela dentro das organizações passou a ser tratado com tanta importância quanto os resultados, sucesso financeiro, inovação e excelência.
Para que a seriedade dos propósitos e a transparência na administração das empresas ficassem em evidência, gestores e colaboradores passaram a identificar os valores e a missão das empresas para o qual atuam. É por meio desse mecanismo que a ética de cada organização passou a ser vista de forma mais clara.
Problemas relacionados com as atitudes das empresas e que foram vistas pela população de modo geral como ilegais — montadoras de carros que adulteram o modelo de testes para melhorar sua performance, por exemplo —, fizeram o mercado refletir diante de uma profunda transformação que era necessária: a da cultura das empresas.
A cultura de cada empresa passou a focar no comportamento ético para afastar a desconfiança e a descrença em relação aos escândalos que afetaram a imagem de uma série de empresas que tiveram problemas.
Informações importantes a respeito da ética empresarial
A ética dentro da empresa é um dos pilares para o bom relacionamento entre os funcionários e o cliente, tornando-o agradável e satisfatório.
A ética do lucro é uma parte muito sensível e deve ser planejada de forma coerente. Os ganhos devem ser baseados no trabalho honesto, e na satisfação dos clientes em relação ao serviço prestado.
No ramo empresarial, entre os líderes e os liderados aqui representados nas pessoas do gerente e do funcionário, também deve haver ética. Um bom gerente é aquele que sabe lidar com situações relativas aos seus subordinados de forma coerente, com responsabilidade e dentro das normas da empresa, prezando pela moral. É assim que se faz a ética empresarial.
Cada empresa deve ter regras para o desenvolvimento interno e com o meio social, ou com os clientes. É o chamado código de ética empresarial, e todos os funcionários sem exceção, devem ter conhecimento do seu conteúdo, valor e significados.
Ética como diferencial competitivo
Em tempos em que os valores humanos estão cada vez mais sendo colocados de lado em nome de maiores lucros, a ética no ambiente corporativo tem se tornado um grande diferencial competitivo.
Isso porque as empresas referências de boa conduta no mercado conseguem agregar valor à sua marca e imagem e usufruem de maior credibilidade ao pautar suas ações em princípios éticos socioambientais, principalmente.
Já os profissionais que têm uma conduta ética destacam-se por ajudarem a construir bom relacionamento interpessoal em seu ambiente de trabalho, uma vez que sabem assumir seus erros e têm uma postura flexível, tolerante e humilde com seus colegas. Por isso, são muito procurados no mercado e fazem um bom networking.
O que causa falhas éticas?
Antes de analisarmos as características da ética empresarial, é importante vermos o que pode causar um fracasso ético.
Segundo a autora especialista em liderança ética, Linda Fisher Thornton, há uma série de fatores conectados que podem levar a falhas éticas por líderes individuais e por organizações.
As principais causas individuais incluem ignorar limites como valores organizacionais e códigos da indústria devido à falta de autocontrole.
Geralmente as pessoas que violam os princípios éticos individuais adotam a frase “se todo mundo está fazendo, eu também posso fazer”.
Já as causas organizacionais incluem falta de modelos e padrões de comportamento codificados.
Thornton completa dizendo que a falta de responsabilização e treinamento também contribuem para as causas organizacionais das falhas éticas.
Como colocar a ética empresarial em prática? Veja algumas dicas:
Defina os valores da sua organização
Normalmente os funcionários espelham os comportamentos da liderança da empresa e organizações.
Por isso, o primeiro passo para colocar a ética empresarial em prática é conhecer os valores da sua organização e incorporá-los no seu dia a dia.
Geralmente as empresas têm regras claras sobre o comportamento que espera de seu pessoal. Essas regras muitas vezes estão nas declarações de missão e visão da organização ou códigos de ética. Se estas regras não existirem é necessário criá-las urgentemente.
E mais, você precisa comunicar claramente essas regras aos membros de sua equipe. Quando as pessoas entendem porque o comportamento ético é importante, elas provavelmente se comportarão de acordo.
Conheça seus valores pessoais
Bons líderes seguem seus valores pessoais bem como os valores organizacionais. Para saber se você tem este alinhamento, se faça as seguintes perguntas:
• Quais padrões de comportamento são realmente importantes para minha empresa?
• Quais valores específicos eu admiro nos líderes da empresa?
• Como eu me identifico com esses valores?
• Eu exerço estes valores mesmo quando eles me colocam em desvantagem?
Se as respostas acima forem coerentes com os seus valores pessoais significa que você está alinhado com a sua organização.
Caso contrário, você deve avaliar quais valores estão desalinhados e buscar formas de amenizar isso.
Seja o exemplo ético
Depois de ter clareza sobre os seus valores organizacionais e pessoais, você poderá começar a criar ambiente ético para sua equipe ou organização.
Ser um bom modelo é a melhor maneira de fazer isso. As pessoas mais próximas modelarão seu comportamento, e por sua vez, elas serão um exemplo para as outras pessoas da organização. Este “efeito cascata” normalmente tem um grande alcance.
E mais, certifique-se também que a sua equipe conheça as consequências de um comportamento que não corresponda aos valores corporativos ou que viole as regras do código de ética.
Essas consequências não precisam ser punitivas, mas devem lembrar às pessoas dos padrões de comportamento que você espera delas.
Por outro lado, consequências positivas também são importantes. Por isso, reconheça e recompense os membros da equipe que agem consistentemente de acordo com os valores da empresa.
Um simples e-mail de agradecimento tem um efeito muito positivo. Compartilhar exemplos de membros da equipe que fizeram a coisa certa em situações desafiadoras pode reforçar e comunicar os valores de força poderosa.
Reconheça os dilemas éticos
Imagine este cenário: você está em uma reunião com outros executivos e um de seus colegas está exagerando nas promessas. Em vez de dizer que seu projeto aumentará os lucros da empresa em 4% como previsto, ele está prometendo um aumento de 12%.
O que você faria? Ele é um colega próximo e um amigo pessoal, mas está sendo desonesto. Você deveria apoiá-lo ou dizer a verdade aos outros executivos?
Muitas vezes nos deparamos com escolhas difíceis no ambiente de trabalho, mas a maioria dos dilemas éticos não são tão óbvios assim. Então, como você pode reconhecê-los?
Normalmente situações como: comprar, contratar, demitir, promover e calcular gratificações, costumam gerar dilemas éticos. Portanto, seja cauteloso quando estiver envolvido nestas situações.
Ao reconhecer as situações onde é mais provável que os dilemas éticos ocorram, você pode estar mais sintonizado com o risco.
Muitas vezes uma ameaça à nossa imagem ou posição pode distorcer o nosso julgamento. Por isso, quando enfrentar um dilema ético, procure ser racional e ouça a sua voz interior.
Geralmente a nossa consciência nos diz quando algo não está certo e cria uma sensação de desconforto.
Portanto a ética é um termo atemporal que se faz presente na dinâmica social atual. Apresentando-se de diversas maneiras, por vezes disfarçada através de distintas denominações, a ética é uma constante no desenvolvimento psíquico, moral e social da espécie humana.
Referido conceito já foi causa de grandes discussões e complexas análises, gerando opiniões e definições divergentes desde a Antiguidade até a Contemporaneidade.
É intrigante o fato de a ética continuar despertando o interesse dos estudiosos, da população, das empresas, do mercado e do direito, uma vez que estamos presenciando uma crise moral com diversos casos de corrupção tanto na vida pública como na privada.
Fonte: Otimiza
Relacionado
Marisa Vendruscolo
É Advogada Tributarista e Bacharela em Direito pela Universidade Cesumar de Maringá. Conciliadora Judicial pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Capacitação em Fundamentos da Mediação Comunitária, pela Escola Nacional de Mediação e Conciliação (ENAM). Capacitação em Mediação Judicial ( NUPEMEC/PR e CNJ). Capacitação em Justiça Restaurativa pela Universidade Estadual De Maringá/PR (UEM).Cursou Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Cursando Pós Graduação em Docência do Ensino Superior pela Faculdade FAVENI.